Laboratório

EXAMES EM GERAL

Realizamos todos os tipos de exames laboratoriais e complementares, tanto para empresas quanto para indivíduos. Fazemos check up, sexagem fetal, exame toxicológico, e outros que completam um grande leque de apoio a saúde dos trabalhadores e pessoas físicas. Dentre nossos principais serviços estão:

  • Exames laboratoriais:

    Uma das principais finalidades dos testes laboratoriais é auxiliar o raciocínio médico após a obtenção da história clínica e a realização do exame físico.

Para tanto, todas as fases de execução dos testes, sobretudo a pré-analítica, devem ser conduzidas seguindo o rigor técnico necessário para garantir a segurança do paciente e resultados exatos.

  • Exames em geral

Toxicológico

      

 O que é o exame toxicológico e como é feito

O exame toxicológico é uma exigência a todo o motorista que pretende obter a CNH – Carteira Nacional de Habilitação, – nas categorias: C, D ou E.

Primeiro,  é necessário saber que o exame toxicológico só pode ser realizado em laboratórios devidamente credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Ele é realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de cabelos ou pelos. Portanto, corta-se uma fina mecha de cabelo próximo à raiz ou então, raspa-se pelos de uma parte do corpo (peito, pernas, braços, axilas). É um exame simples e indolor. Nós do Grupo Ergofip estamos habilitados e preparados para atendê-lo.

  CLIQUE AQUI PARA REALIZAR UM AGENDAMENTO

Audiometria

audiometria-tipos.jpg

Como funciona o exame audiometria e porque é importante realizar este exame ?
audiometria é realizada pelo fonoaudiólogo para medir a capacidade de uma pessoa para ouvir diferentes sons, tons ou frequências. O exame é feito com fones de ouvido, em cabine acústica, e identifica possíveis alterações auditivas.
O teste de audiometria é fundamental para prevenção e tratamento de problemas auditivos. A sua saúde auditiva não é brincadeira e, por isso, é importante fazer o exame de audiometria regularmente. O teste avalia a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons e identificar problemas auditivos

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR UM AGENDAMENTO

Eletrocardiograma

O que é e para que serve o exame de eletrocardiograma?

Eletrocardiograma, é o exame que registra a atividade elétrica do coração, usualmente realizado em repouso. É um exame barato, de rotina, que faz parte do check-up cardiológico e oferece muitas informações ao cardiologista.

Para que serve

O eletrocardiograma é usado para avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo ao médico identificar arritmias cardíacas (alterações do ritmo do coração) e distúrbios na condução elétrica deste órgão.

  CLIQUE AQUI PARA REALIZAR UM AGENDAMENTO

Eletroencefalograma

O que é o exame de  EEG e como se preparar para realizar o exame ?

O EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea e é utilizado para diagnosticar a presença de qualquer tipo de distúrbio convulsivo, confusão, traumatismos cranianos, tumores cerebrais, infecções, doenças degenerativas e distúrbios metabólicos que afetem o cérebro. 

Sobre o preparo: Na véspera do exame, o paciente deve lavar o cabelo somente com shampoo e não usar nenhum outro produto como gel, creme ou condicionador. No dia do exame o cabelo deve estar seco e desembaraçado.

  CLIQUE AQUI PARA REALIZAR UM AGENDAMENTO

Espirometria

O que é espirometria?

Espirometria é um exame imprescindível para avaliação da função pulmonar comumente chamado como exame do sopro. Mede a velocidade e a quantidade de ar que colocamos para dentro e para fora dos pulmões.

Através deste exame obtemos tanto diagnósticos quanto avaliações para controle terapêutico. É indicado aos que se queixam de sintomas respiratórios (falta de ar, tosse, etc), aos pacientes com doenças neuromusculares, a alguns pacientes em pré operatório (ênfase dada as cirurgias para redução de peso), a trabalhadores com exposições respiratórias de risco, entre outros.

É um exame simples e rápido de ser realizado através do sopro por um tubo. É monitorado por um técnico da espirometria e avaliado por um médico pneumologista.

  CLIQUE AQUI PARA REALIZAR UM AGENDAMENTO

Exame de aptidão física

  CLIQUE AQUI PARA REALIZAR UM AGENDAMENTO

O que é um teste de aptidão física e como é feito ?

Um exame de aptidão física tem como objetivo avaliar as condições de saúde de uma pessoa, antes que ela inicie alguma nova atividade. Esse tipo de avaliação geralmente é exigida em espaços de prática esportiva, concursos públicos, entre outras ocasiões. 

exame de aptidão física visa, prioritariamente, a identificação de limitações e doenças cardiovasculares, que possam ser empecilho para a prática da atividade em questão. Quando o coração e os vasos sanguíneos já não funcionam de maneira adequada, o esforço físico pode agravar ainda mais essa condição, por isso a importância da avaliação cardiovascular. O atestado de saúde ocupacional (ASO), porém, obedece regras específicas de avaliação, determinadas na NR-7, que vão ser adequadas para a atividade exercida pelo trabalhador

Acuidade visual

Como é feito o teste de acuidade visual e o que é avaliado?

O teste de acuidade visual pode ser feito por um oftalmologista, optometrista, um técnico(a) em óptica ou um enfermeiro(a). No teste padrão, é usada a Tabela de Snellen. A tabela é formada por diversas linhas com letras que vão reduzindo de tamanho. A pessoa deve conseguir ler a certa distância, o que determinará a sua acuidade visual.

A tabela é marcada por dois números. O primeiro indica a distância em pés entre o quadro e o paciente. Já o segundo representa a fileira menor das letras que pode ser lida pelo paciente. Convencionou-se que a distância será de 20 pés (seis metros). Sendo assim, quando marcado 20/40, significa que uma pessoa deve ser capaz de enxergar a fileira 40 a 12 metros de distância.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR UM AGENDAMENTO

Raio-X

Para que serve o exame de raio X?

O raio X é um dos principais exames de imagem para diagnóstico no mundo. Ele foi utilizado há mais de 100 anos pela primeira vez e, desde então, vem ajudado a salvar muitas vidas e garantir a saúde de milhões de pessoas. 

O raio X é utilizado para detectar se há fraturas nos ossos – eles não conseguem atravessar os ossos, mas estes últimos aparecem brancos nas imagens. Além disso, a radiografia também é capaz de detectar problemas em tecidos moles, como no aparelho gastroesofágico e nos pulmões. Nestes casos, o raio X pode ajudar a diagnosticar doenças como refluxo gastroesofágico, pneumonia ou derrame pleural, entre outras. Muitas vezes, as doenças aparecem como uma alteração ou irregularidade na imagem, como manchas esbranquiçadas. Assim, profissionais especializados conseguem avaliar as características da imagem, diagnosticar o paciente e pedir mais exames para, se necessário, iniciar ou continuar um tratamento. 

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR UM AGENDAMENTO